sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Maré Vermelha


O acontecimento natural conhecido por maré vermelha ocorre devido à multiplicação de micro-algas dinoflageladas (Filo Dinophyta), deixando a água vermelha ou marrom em ambientes aquáticos, principalmente no litoral.

Essas algas também produzem e liberam toxinas que causam o envenenamento das águas, afetando outras espécies, por exemplo, provocando a morte de peixes, acarretando prejuízos econômicos relacionados à atividade pesqueira.



Fatores como a grande quantidade de matéria orgânica, proveniente do esgoto e lixo doméstico lançados no meio aquático, além de tornar a água imprópria para o consumo humano, colaboram com o crescimento exagerado das algas.

Dessa forma, o uso das águas costeiras utilizadas para a prática da aqüicultura (produção de organismos em larga escala para comercialização) concentra grande teor de matéria orgânica, bem como o aumento sistemático da temperatura média global, contribuem consideravelmente com o fenômeno da maré vermelha.

No Brasil, em 2007, uma grande extensão de algas dinoflageladas, concentradas na Baía de todos os Santos (Bahia), ocasionou a morte de centenas de peixes e mariscos, comprometendo o extrativismo econômico da população local.


Concluindo, a maré vermelha não é tóxica aos seres humanos, mas nos afetam em termos econômicos pois dessas águas podemos retirar alimentos como algas (como vimos em sala de aula lembram, o kombu, nori do sushi?), peixes, camarão, lula, polvo,...

fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/mare-vermelha.htm

0 pegadas:

Postar um comentário